domingo, 15 de agosto de 2010

Dia 10 - 15 e Agosto

So agora chegeui ao hotel. Sao 20h30... estou exausta! Hoje foi um dia especial: dia da Assncao de Nossa Senhora e dia da independencia da India. Portanto tivemos um programa especial com os miudos que durou ate agora. A manha foi calminha entre a missa em DayaDan e brincar com os miudos. As irmas ofereceram-nos o almoco (massa carbonara... tal como em Portugal) e tivemos 1hora de descanso. A tarde fomos de autocarro com os miudos "menos debilitados" para um palco ao ar livre ond houve uma cerimonia pelo centenario de Madre Teresa. Os miudos fizeram uma peca de 20min e tivemos mais 4h a ver indianos a cantar. Uma seca! Mas ao mesmo tempo foi optimo. Fiquei ao pe da Sonia (aquela miuda que uma vez me chamou), que e amorosa, e passei o tempo a brincar com ela e aos miminhos. Ela e uma ternura e passa a vida a dar beijihos e abracos e a rir-se. Eu ensinei-lhe a dar beijinhos a esquimo e ela passou o resto da tarde a fazer que nao com a cabeca (e a maneira de ela imitar beijinhos a esquimo).
Devo dizer que esta viagem - a India, o apostolado e as irmas - me tem deixado a cabeca em agua. Mais que fisicamente isto e muito cansativo psicologicamente. Ha quem esteja a adora o voluntariado... eu nao sou dessas pessoas. Metade das vezes e uma seca. Mas e uma seca que prende, uma seca que chega ao fim e percebo que e boa. Um monte de perguntas. Nao aprofundo muito aqui a essa parte, peco desculpa, mas e mais pessoal.
Vou agora fazer um bocadinho de "laudry" e dormir. Beijinhos!

PS: ontem tive a aula de medicina com a Julieta, a medica, e depos ficamos a jantar com o grupo frances no hotel deles. Foi optimo! Muito melhor ambiente que o nosso terraco =)

5 comentários:

  1. Martinha,

    Só hoje li o teu blog apesar de já ter ouvido falar muito bem! Estou impressionado com o que contas e partilhas! Obrigado! Acho que só quem já passou pela experiência sabe como é... Obrigado por ajudares quem nunca foi a tentar ter uma ideia!

    Queria te dizer que imagino que seja dificil e duro o apostolado que estás a fazer! É tambem uma experiencia de humildade, perceber que somos muito inuteis perante situações como essas. Gostavamos de poder acabar com doenças, com pobreza, com maldade mas não podemos. mas sabes como eu que não é isso que Deus nos pede. Deus pede-nos água para transformar em vinho! Acredita e confia que a água que tens entregue em cada beijinho, abraço, cama feita, roupa pendurada e sobretudo em cada oração transformar-se-ão em graças para esses que tens acompanhdo! Talvez não hoje, talvez não amanhã, quando tiver de ser...
    E como disse o teu Pai, a tua grande missão é na tua vida, no teu dia-a-dia com a tua família, com os teus amigos, com os teus colegas!
    Agradeço-te o que tens partilhado connosco e o que isso nos tem ajudado a crescer!
    Também com algumas saudades e juntamente com as minhas orações, envio-te um enorme beijinho!

    pedro rocha e melo

    ResponderEliminar
  2. A descrição do tratamento das feridas transportou-me para aquele voluntariado tipo médicos sem fronteiras. Já imaginaste o alivio que estás a trazer para toaos esses seres humanos? E a volta que deste ao diabético? Estás uma pro. Mesmo que depois venham os momentos menos bons, já valeu pena. Aqui a vidinha continua na mesma enquanto que tu estás a capitalizar uma experiência única. beijo enorme do tio Tojão

    ResponderEliminar
  3. Querida Marta.
    Fico tão feliz quando leio o teu blogue. Sinto-te tão perto quando estás tão longe. Tenho aprendido tanto contigo, com os teus relatos, as tuas reflexões, as tuas dúvidas, os teus cansaços. Estás longe mas continuas a fazer chegar cá a tua fé, o teu amor. O que estás a viver, o que estás a fazer é um passo nesta tua longa caminhada pela Terra. E que grande passo.
    Gostava de estar aí com vocês, de viver o que estão a viver, mas como não estou, vou tentando fazer o meu pequeno papel por cá. Muito obrigada por tudo, por seres quem és e partilhares connosco a tua experiência. Por não teres medo de dizer que nem sempre tudo corre bem por aí. Por nunca desistires mesmo quando é tão dificil. Obrigada querida amiga.
    Rezo por vós.
    Um grande beijinho para ti, para a Mariana e para a Nana.
    Maria.

    ResponderEliminar
  4. ola afilhada
    Isso é que tem sido uma experiência! Acredito que venhas outra pessoa quando voltares. temos seguido diariamente o teu blogue aqui no algarve e parece que estamos a ver-te e a sentir o que tu sentes. Até discutimos sobre o teu estado de espirito diario! Temos muitas saudades e espero ver-te assim que chegares para podermos partilhar não aquilo que tens minuciosamente escrito no blogue mas sim um fantástico gelado de três sabores na praia, ao sol, com uma água muito quentinha. Um grande beij

    ResponderEliminar
  5. OBRIGADA! Deram-me uma forca enorme. Os dias estao a correr melhor como vao puder ler. Mas acho que a mudanca nos meus dias nao esta a passar pelo modo como estao a correr mas pela forma como os tenho vivido. Leiam e eu explico. Um grande grande beijinho! Tenho rezado muito por todos e cada um em especial. Rezem por nos, mesmo! Beijinhos

    ResponderEliminar