quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia 7 - 12 de Agosto

"...nao se devem inspirar nas ideologias do melhoramento do mundo, mas devem deixar-se guiar pela fe que age atraves do amor. Devem pois, ser pessoas movidas, antes de mais nada, pelo amor de Cristo..." Deus e Amor, Papa Bento XVI

Ontem foi  um dia mau. Acordei com alguma febre :cansaco.
Depois da missa, eu e a Mariana oferecemo-nos para ficar a trabalhar nas limpezas na Mother House. Ate teve piada. Limpamos a capela de cima a baixo, penduradas nas grades das janelas, escadotes e bancos. Trabalhamos com as novicas que sao um espectaculo! Estao sempre  rir, optimo de ver. Nos a dancar enquanto esfregavamos o chao, uma novica fez uma patinagem antes de cair no chao.. tudo a rir! As t-shirtes de todos os voluntarios mudaram de cor =) Nunca pensei que fosse possivel transpirar tanto!
A tarde estive a dormir e a febre desapareceu. Iamos aos templos indus (os que nao tinhamos conseguido encontrar) mas choveu o que nao chovia ha 3 dias, trovoada incluida.
De resto nao tive nos meus melhores dias como ja disse. Um abanao ao que tenho vivido que me deixou um bocadinho de rastos. Conviver com Santas e optimo mas faz-nos aperceber do caminho que ainda temos que fazer. Incomoda porque percebemos que temos de mudar. Vinha, ainda que sem expectativas, com intencoes de mudar o mundo, a vida de uma pessoa pelo menos, de fazer imensas coisas pelos outros. Mas aqui nao me e pedido nada disso. Aqui so nos pedem para amar. Aqui nao ha milhoes de coisas para fazer, e quanto a mudar o mundo nao somos poderosos para tal. So Deus. Portanto custou-me um bocadinho perceber isto tudo. A Mariana tem sido uma enorme ajuda e conversamos imenso.
A noite para festejar os anos da Nana fomos jantar a um sitio mais chique e depois juntamo-nos aos voluntarios no terraco do Hotel. Um bocado alcool a mais, nao gostei muito.
Hoje, 5a, e o dia do descanso. A Nana fez anos e foi-se embora. Acordamos cedo para a missa e fomos tomar pequeno almoco de anos, com direito a bolo e tudo. Um chines amigo dela amoroso ofereceu um bolo inteiro de chocolate, velas e pratos do Noddy =) Uma sestinha (ha que perceber... a noite dorme-se mesmo pouco) e depois fomos a Paulus. Baratissima! Acho que me vou estrear neste tipo de literatura mais produtiva. Se alguem quiser livros beatos faca favor de encomendar... ja tenho telefone. Sao e em ingles.
Por falar em ingles devo dizer que tenho recebido muitos elogios =) So o espanhol e que realmente e uma pena... cada vez que tou com espanhois passo horas calada porque perceber ate percebo mas falar...
De resto hoje estou com alegria e forca renovadas!
Beijinhos

2 comentários:

  1. Minha Querida Marta,

    Será que finalmente esta mensagem te irá chegar? Não tem sido fácil atinar com estes blogues...

    Folgo em saber-te bem. Mudar o mundo? Vais mudando o mundo dos teus Pais, irmãos, familia, amigos que não podem deixar de se sentir orgulhosos e tocados com a tua generosidade. E estou certo que ajudarás a mudar algo em Calcutá junto dessas comunidades tão pobres e necessitadas.

    Cuida de ti , respeita os teus limites, mima-te sempre que puderes e recebe um beijo enorme do teu pai que pensa muito em ti e morre de saudades. Um beijo grande também da Ju, Madalena, Matilde, Mini Patti e tia Patti que estão aqui ao meu lado a torcer por ti e por essas crianças!

    ResponderEliminar
  2. Marta, fico contente por saber que hoje já estás de "alegria e força renovadas". Pode ser difícil analisar um dia de cada vez, mas tu sabes que a análise final vai ser com certeza bastante positiva. :)

    Continuo a acompanhar a tua missão em Calcutá..
    Beijinho

    ResponderEliminar