sábado, 7 de agosto de 2010

Dia 2 - 7 de Agosto

So para acabar o dia de ontem: a exaustao atingiu os pincaros. Estive 2h para fazer a inscricao... imaginem a quantidade de novos voluntarios. somados aos que ja ca andam... somos mesmo muitos! Entretanto claro que fui das ultimas a ser chamada para escolher o sitio em que queria trabalhar e logo depois de mim as vagas em Daya Dam acabaram. Como faltava 1h para a adoracao eu e a Mariana fomos andando. Aqui nao se faz horas em cafezinhos como e obvio. Estivemos quase 2h la. E optimo como e sempre mas a cabeca nao aguentava direita e foi uma luta para manter os olhos abertos.

Um dia tipico aqui consiste:
5h - acordar (claro que eu acordo so as 5h30)
5h35 - saida para a Mother House
6h - missa na Mother House. Impressionante... esta cheia de santas! E o padre hoje falava um ingles optimo!
7h- pequeno almoco dado pelas irmas, oracao, "thank you, thank you, thank you"
7h30 - partida para o apostolado
8h as 12h - apostolado. No meu caso Daya Dam.
18h30 - adoracao com as irmas (1h)

Hoje em Daya Dam estive a fazer fisioterapia a uma crianca, a Priya. Daya Dam e a casa onde estao criancas deficientes... a Priya, vi nos registos da fisioteraia, tem atraso mental e "multiple disorders". Comecei por achar um bocadinho chato e pouco produtivo: ha excesso de voluntarios, um por crianca quase, e a verdade e que nos nao fazemos a diferenca. As criancas sao impressionantes...corpos deformados, problemas respiratorios e mentais, nao falam, a maioria nao anda. Eles tratam-nos com amor. Vi um indiano da casa a ajudar uma crianca a por-se em pe e ela ria as gargalhadas. Descobri como por a Pryia a rir e adorei passar o resto da manha a faze-la rir. Ela e amorosa! As mashis que la trabalhm sao brutas: uma crinca adormeceu na hora do almoco e ela atirava-lhe agua para a cara (mas nao eram so umas pinguinhas) e quando a crinca abria a boca para chorar ela enfiava a comida na boca. E depois obrigam-nas a comer uns tigeloes de arroz com molho que nem eu conseguia! Dei almoco a um miudo que devia se autista ou epileptico... nao sei. Mas ate se portou bem. fiquei contente! Depois fui ajudar o chinoca(?) que ao meu lado se debatia com um menino bem mais complicado. Ele tambem estava revoltado por obrigarem tao brutalmente as criancas a comer (atencao as irmas nao... as irmas sao sempre amorosas!) estas alarvidades.
Acho que foi na hora de almoco que finalmente me comecei a deixar tocar pela India. Ontem sentia-me uma espectadora a ver um filme... coitados era a pobreza deles Hoje, como e inevitavel, comecei a envolver-me na vida destes indianinhos. E espero a cada dia ser menos insensivel a esta miseria. Acho que e por isso que quero sempre escolher as coisas mais duras, para me tornar mais humana. Insensivel chegar a India e nao ficar chocada.

Amanha conto mais... Beijinhos!

PS: Hoje conheci 2 chinocas voluntarios. ela com 14, ele com 15. e uma miuda de 12! Impressionante!

4 comentários:

  1. Bem Martinha.......... já fiquei cansada.... eheheh!!!!

    Coitadinhas das crianças!!!! Vejo que começas a "vibrar". Parto agora.

    Muitos beijinhos da TITA

    ResponderEliminar
  2. Martinha!!

    Soubemos ontem que aqui em Berlim tambem se pode fazer chichi na rua (desde que nao seja numa placa com o nome da rua)!

    E' bom ver noticias dai da vossa missao! ;)


    Um beijinho para ti e para a Mariana,

    Antonio e Goncalo


    PS: O Goncalo esta aqui a dizer que epilepsia e autismo sao coisas muito diferentes!! ahah
    PPS: Tem mais sorte do que nos, porque o padre da missa de hoje nao "tinha" um ingles muito bom...

    ResponderEliminar
  3. Martinha,
    Por muitos voluntários que haja acho que cada um é unico e cada um faz a diferença por muito que sintas que és apenas mais uma...
    Só com o que contaste relativamente à Pryia já é fazer a diferença. Estiveste com ela, acarinhaste-a e fizeste-a rir. Deste-lhe de comer tu em vez das outras brutas. Só por isso já fizeste a diferença...
    E a tua mãezita cá fica muito orgulhosa!
    Força nessa tua missão com que tanto sonhaste. Haverá dias melhores e dias piores com certeza, mas no fim, conhecendo-te como te conheço, sei que voltarás muito realizada.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Tuna. Bem melhor do que eu espereva. E o que se faz entre as 12h e as 18h30? Dá para passear? Não te preocupes que nunca vais ficar insensivel ao sofrimento. Se algumas tarefas começarem a ser mais rotineiras também quer dizer que vais ser mais rápida e eficiente. Não precisas de ir buscar os casos terminais. Que bom estares no Daya Dam. Beijo grande. Tio Tójão

    ResponderEliminar