quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dia 13 - 16, 17 e 18 de Agosto

ALEGRIA E FORCA! Madre Teresa

Queridos familia e amigos! Antes de mais nada obrigada pela forca enorme que tem feito chegar ca. Quando me contam o dia a dia, quando me dao conselhos, quando me lembram que tudo mas tudo esta voltado para Deus, quando me fazer acreditar nos frutos que eu nao vejo... Obrigada!
Os ultimos 3 dias correram muito melhor. Mas acho que a mudanca nao passou pelos acontecimentos mas sim pela forma como os tenho vivido. Em Lisboa posso deixar o meu humor oscilar consoante as dificuldades e alegrias que tenho. Normalmente ando feliz e contente porque as coisas correm bem. Aqui isso podia por em risco a viagem. Comecei ha 3 dias a ler o livro de Madre Teresa "Vem ser minha luz". Ainda so li 2 capitulos mas estou encantada. A escuridao, o amor, a coragem, a alegria. Sempre sempre com um sorriso! E foi essa sua alegria que foi luz de Cristo para os outros. Nos ultmios 3 dias tenho feito um esforco para ser forte e alegre e como diz Fernando Pessoa "ser autor da propria historia". E tenho percebido que sim Alegria e Forca! Passando a parte da sentimentaleira... =)

 Dia 16 de Agosto
De manha ficamos a trabalhar na Mother House.  Trabalho fisico a limpar paredes e cadeiras... para que o ginasio? No fim uma irma veio ter comigo a agradecer o nosso trabalho, a perguntar que eu e a Maraian eramos e a pedir que rezassemos pelas irmas.
A tarde, depois de uma sestinha, fomos tirar fotografias. Nao tiramos muitas porque tirar fotografias aqui e uma aventura. Fica a rua inteira a olhar e alguns mais descarados colam-se a nos e pedem para lhes tirarmos fotografias. Depois fomos Shisu Bhavan onde comprei um terco igual ao da Madre Teresa, ao senhor que faz os tercos para as irmas desde sempre.

Dia 17 de Agosto
DayaDan correu bem, calminho, com a meditacao que tanto gosto a meio da manha.
A tarde fomos finalmente aos templos hindus, com as francesas. Vimos Belur Math, um templo bonito com um jardim cheio de flores amarelas e brancas, onde estavam imensas pessoas a fazer "piqueniques". Depois apanhamos um barquinho de madeira e fomos ate ao templo de Kali. Iam mais 2 casais no barco e um deles decidiu imitar a cena do titanic. A comedia! Comecamos logo a fazer a banda sonora. =) O templo de Kali e encarnado e amarelo e consiste em imensos templozinhos cada com um pilar com incensos, velas e coroas de flores. As pessoas passam la, atiram flores e poem umas pulseiras, sinal que estiveram a rezar. Sempre com o maior respeito mas e uma religiao mesmo vazia o hinduismo.. Chegamos tardissimo, ja proximo das 19h e as horas da adoracao tinham mudado, estava quase no fim. Uma chatice!!
As mexicanas, Alessandra e Tereza, convidaram-nos para comer sopa no hotel delas. Elas tem cozinha. Foi uma noite girissima. Tivemos horas a conversa! Uma fe impressionante, mesmo corajosas e livres! Acabaram agora o curso e ficam 4 meses em Calcuta a fazer apostolado! E optimo descobrir pessoas que fazem o mesmo caminho que nos, tem as mesmas duvidas, medos, alegrias e "vontades".

Dia 18 de Agosto
Daya Dam voltou a correr bem. Hoje estive um bocadinho a lavar roupa e outro com os miudos. Lavar roupa foi uma tarefa divertida! Juntamos-nos a um grupo de italianos e uns pisavam a roupa nuns lagares (exactamente como se faz o vinho), outros mudavam a agua, ouros espremiam e outros penduravam. Com fotgrafias dos chineses, que se vao embora, pelo meio. As mashis estao mais queridas. Ha uma que de vez em quando se ri para mim e me da palmadinhas nas costas.
A tarde ficamos a fazer de porteiras nas Mother House. As irmas estao em tempo especial de oracao pelo centenario de Madre Teresa e pediram se ficavamos 2 horas a tomas conta da porta. Umas tarefa nada sossegada. Nao param de entrar e sair pessoas para ver a tumba, quarto e exposicao. Chegam voluntarios para se registarem. Chega correio que nos temos que assinar. Chegou a televisao porque queriam fazer uma repostagem. Pedintes.. Uma roda viva! Entretanto um senhor comeca a fazer conversa. eu sempre simpatica, mas nao dou muita conversa a estranhos. Ele ia perguntando: de onde eu vinha, porque falava ingles tao bem (o ingles deles nao e grande coisa), quanto tempo ia ficar, onde estava a trabalhar... e repetia "Eu sou muito amigo das irmas, venho ca muitas vezes". Comecou a dizer que eu tinha que ir ver a catedral onde ele trabalhava. Sim sim! De repende diz "Ah e tal ainda nao me apresentei... tem aqui o meu cartao". Cartao onde descubro que ele nao era nem mais nem menos que o bispo! O BISPO! E convidou-nos para ir almocar  e ver a catedral na 6a e vai falar-nos mais de Madre Teresa! Claro que nessa altura percebi porque e que tanta gente lhe pedia bencaos, beijava os pes e o anel! Ja temos almoco combinado com um novo voluntario mas sem duvida vamos aproveitar esta oportunidade! Que honra! E entretanto as irmas estao nossas amigas e convidaram para ler na missa no proximo Domingo =) E para trabalhar la amanha a tarde.

Beijinhos! E desculpem a demora...

4 comentários:

  1. Querida sobrinha,

    Estes ultimos dias têm sido mais animados. As experiencias que tens vivido até me assustam... Ainda bem que não comeste um rato!!! ahahah

    Um grande beijinho dos Avós com quem vou ter na Sexta Feira, dos Tios, Miguel e Xico, dos Primos...

    Da tia Mé!!!!

    Já falta pouco para te termos aqui que é o que mais queremos....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Querida Martinha, sou a Tia Mé, que estou com a Tita. Martinha tudo o que fazemos por alguem é a maior alegria que podemos ter. Apesar de ser dificil é sempre compensado e vale a pena. Mostra que a Marta é abençoada.... E que Deus lhe vai dar tudo o que for melhor para si (como me deu a mim - Tia mé -)Tou a partilhar em tudo o que esta a dizer. Embora tenha cara de parva já vivi essa experiencia que me deu forças para tudo. A Martinha vai ser a Mulher mais feliz do mundo (como a Tia Maria - eheheh). Um grande beijinho da Tia que a Adora (Maria)

    ResponderEliminar
  3. MARTA!!
    tou a gostar imenso do blog e tenho lido sempre tudo. O teu testemunho é incrível.. fico impressionado..

    beijinhos de portugal

    ResponderEliminar