segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia 3 - 8 de Agosto.

Desculpem o atraso! Ontem o dia foi mesmo preenchido e  nao consegui vir escrever. Acontecera mais vezes =)
A manha foi o costume. Confesso que sai um bocado triste de DayaDam. Nao e bem o voluntariado que eu sonhava... aquele em que me divirto imenso a ajudar as criancas, me comovo e vejo que vale a pena. Nao. Tudo o que fiz durante 1h foi bater palmas com uma crianca que nao sabia fazer outra coisa, estava a achar um bocado chato e o tempo nao passava. Quando deram o "tea time" as 10h, fiquei 30min a beber cha e a conversar com os outros voluntarios porque sabia que ainda me esperavam as 2h do almoco, com comida a voar por todo o lado. Enfim... sai mesmo vazia, esta a ser dificil perceber o sentido do que fazemos. E mais do que dar sem receber em troca. Lembro-me da frase de Madre Teresa "fazer pequenas coisas com muito amor". Aqui realmente o apostolado so vale pelo amor. Talvez mude alguma coisa, se o Senhor quiser, mas o que vale e o amor em si. E tenho percebido que tenho mesmo imenso para aprender. Que bom ter as irmas para isso. Sobre DayaDam so mais uma coisa: hoje na vi na porta um cartaz que dizia para nao fazer julgamentos precipitados sobre a forma como as mashis e as irmas tratavam as criancas, que iriamos perceber que as amavam muito. "Bolas, ja meti a pata na poca..."
O resto do dia foi muito emocionante. Comeco pelo taxi. Apanhamos um taxi com "meter" de DayaDam para Sudder Strett. As francesas nossas amigas vieram connosco. Elas costumam pagar sempre 60 rupias pelo percurso. Estivemos horas no taxi, ele dava voltas e voltas e o meter sempre a somar. Percebemos que estavamos a ser altamente aldrabadas e mandamo-lo parar junto a policia, perto de Sudder Strett. Claro que nao pagamos as 120 rupias que ele queria. Demos 60. O taxista veio a correr atras de nos e fomos nos dissemos que se ele queria entao iamos a esquadra. Esquadra da policia em Calcuta, um grupo de 6 estrangeiras missionarias! Os policias perceberam que o senhor taxista nos tinha tentado enganar e com tres estaladas mandaram-no embora. Coitado! Rezem por ele.
Depois fomos ao Jardim Botanico. Foi optimo sair do centro Calcuta! So para se rirem: fizemos uma festa no autocarro. Tudo a tirar fotografias entre os indianos que adorar aparecer! E entretanto um que ja vinha a conversar connosco fica sentado ao meu lado. Veio todo o tempo a conversar! A certa altura a Nana e a Mariana desmancham-se a rir. Segundo elas o senhor vinha a elogiar o meu sorriso e eu "yes, yes" a achar a seria que ele estava a comentar que na rua os indianos andavam sempre a rir. Nao sei mas a verdade e que ele me pagou 4 rupias do bilhete de autocarro =) Quanto ao jardim, imenso calor, imensa vegetacao, nenhum barulho! Fomos o grupo portugues - Mariana, Nana, Joana, Manel, Carolina e eu - e as 2 francesas - Ane Sophie e Marie. Tiramos imensas fotografias e deu para conversar imenso. As francesas estam a tornar-se grandes amigas. Amorosas, muito parecidas connosco, mesmos objectivos, trabalham no mesmo sitio. E ate nos divertimos a praticar o frances!
Rezem por nos, pelas irmas e pelas criancas! 

PS: entre as 12h e as 18h30 e tempo livre: passear, e quando escrevo aqui, dormir (a noite e muito curta)..
PPS: Esqueci-me de contar mas a irma chamou-me, e a Mariana, para ler na missa das criancas! Em Ingles! E disseram que lemos muito bem! 

Sem comentários:

Enviar um comentário