terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia 4 - 9 de Agosto, segunda

Hoje o ponto alto do dia foi o apostolado. Acordei de pessimo humor, irritadissima com tudo na India. Ja nao chove a 2 dias e esta um calor insuportavel e ja nao aguento as buzinas e o transito. E tambem nao estava a gostar da "Marta que nao ve a beleza do apostolado". Quando chegamos a DayaDam disseram que nao precisavam de 2 pessoas na enfermaria. Como o apostolado com as criancas nao correu muito bem nos ultimos 2 dias combinei com a Mariana que ela ficava na enfermaria.Ha que ser persistente. E se esta a correr mal, do meu ponto de vista, e porque alguma coisa precisa de mudar em mim. Estive a fazer camas, ainda de mau humor, e experimentei rezar enquanto trabalhava. Nao sei se foi por isso, acredito mesmo que sim, mas o resto do apostolado correu bem! Estive a brincar com os miudos, depois tivemos 30 minutos de meditacao (tudo as escuras, cada voluntario com uma crianca ao colo, a ouvir musica), tea time e papas. Os miudos que mais me marcaram hoje foram o Mongo, com que estive na meditacao, e o Difti. Este ultimo chorava baba e ranho porque para ganhar forca nas pernas enfaixam as pernas com uma especie de ligaduras duras e prendem-nos a umas grades. Doi-lhes imenso! Eu tentava conforta-lo e e ele abracava-se a mim como que a pedir apoio mas depois com mas dores mordeu-me, puxou cabelos e arranhou. Sofria mesmo! Outra coisa boa foi ter feito amizade com uma das mashis que toma conta deles. Mesmo querida veio dizer-me que gostava da minha t-shirt (da peregrinacao de outubro, com Cristo na Cruz) e sorria-me imenso e tentamos falar. O ingles dela nao e muito bom e portanto nao foi facil. Outro episodio que me "converteu" as criancas foi enquanto ajudava a Mona (a mashi minha amiga) a dar papa a um rapazinho mesmo deficiente, com problemas respiratorios, digestivos, esqueleto... Ele engasgou-se e ficou a tremer e eu ajudei a enfiar aqueles tubos de aspiracao pela garaganta abaixo. O miudo impecavel, coitado nao tem como reagir. Tambem me tocou. De resto quando e seca ja aprendi: rezar!
Estou a ler a enciclica do Papa "Deus e Amor" que me tem ajudado imenso. Li que comunhao com Deus implicava comunhao de vontade, razao e sentimentos. E ando a pensar em como Deus olharia para estas criancas e no que me falta para esta comunhao.
A tarde fomos ao New Market.. uma experiencia que nao tenciono repetir. Apinhado de gente. Cada vez que olhamos para alguma coisa vem 10 indianos tentar impingi-la. Nao percebem que isso so nos afasta. E tivemos 3 indianos, cada um a vez, a tentar fazer guia turistico.
A noite recebemos a confirmacao de uma horrivel noticia: o baby Joe, do piso 0, onde a Nana trabalha, morreu sufocado com comida. A maioria tem problemas com a epiglote e este bebe engasgou-se. Eu nao o conheci porque trabalho no piso 2 mas era muito querido de todos os que o conheceram e e sempre um bocadinho chocante. Rezamos por ele. Rezem tambem.

Beijinhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário