terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia 5 - 10 de Agosto, terca

Hoje o calor esteve insuportavel! Nao chove a 3 dias e devem estar 40 ou 50graus! O cheiro esta cada vez pior. Um mergulho por nos =)
Daya Dam voltou a correr bem! Igual a ontem mas com criancas diferentes. E tive a cortar unhas a uma crinca que me cravou as unhas enormes na mao. Estou babada com a bebe Rosa, que e linda, ri-se imenso e e uma ternura. E hoje estive um bocadinho a brincar com os mais velhos (prai de 8 anos) e descobri um que falava. Ainda nao percebi o seu nome porque ele inventou 20 diferentes mas ensinei-lhe o meu nome na brincadeira. Nunca pensei que eles soubessem falar, quanto mais que ele fixasse o meu nome. Quando estava a vir embora ouco " Marta!" Fiquei parva! E tao feliz, tao feliz, tao feliz! Olhei para ele e ele repetiu " Marta come!". La fui ter com ele e perguntei-lhe o nome e ele a rir inventou mais 10 nomes. Amanha descubro! Ja me conquistou o miudo: 10-0 para ele!
A tarde a Mariana, as francesas e eu tentamos ir aos templos de Kali, num passeio de barco. Digo tantamos porque passamos imenso tempo ao sol a procura do autocarro para os barcos e depois quando la chegamos venderam-nos o bilhete para atravessar o rio. sao poucos os indianos que falam ingles e nao perceberam nada do que queriamos. Aqui os autocarros sao uma comedia: os picas estao a porta aos gritos a chamarem-nos para o seu autocarro a "tentar vender o peixe", nem interessa para onde queremos ir.
Estavamos meio perdidas a tentar voltar para o hotel e fizemos 3 amigos indianos. Falavam ingles e portanto acompanharam-nos ate ao hotel. Vao fazer uma peregrinacao aos templos indus este fim de semana mas talvez 3a venham connosco a Mother House a missa e ao apostolado. Eles dizem que a religiao deles permite...Eles tem milhoes de deuses e quando perguntei os nomes nem sabiam. Dizem que simplesmente juntam as maos e rezam.
A Nana, Mariana e eu estamos mesmo amigas! So posso agradecer o apoio! Beijinhos

3 comentários:

  1. Querida filha. Por aqui também está um calor tórrido mas pelo menos não cheira mal :)!
    Fico arrepiada com algumas das coisas que contas. Isso parece um centro de tortura de crianças...
    Mas enfim, se é isso que queres...
    Vou acompanhando diariamente os teus dias.
    Beijinhos MUITO GRANDES. Mãe

    ResponderEliminar
  2. Tuna, a curva de aprendizagem destas coisas é longa. A ausência de feed-back das crianças vai frustrando mas depois aparecem uns pequenos sinais como esse da criança que te chamou pelo nome. O nivel de sofrimento deles é tão grande que a preocupação é só sobreviver. Vai persistindo. Cada colinho que dás vai suavizar um pouco e aos poucos irão aparecendo sinais de que o que fazes é fundamental. Vamos rezando por ti. Beijos grandes dum tio cheio de saudades. Tojao

    ResponderEliminar
  3. Martinha,

    Que bem se devem sentir essas crianças contigo ao lado!!! Já pensaste? Não têm nada... Nem niguem que lhes dê atenção!!! Quem me dera ter a tua força. Cheguei há 3 dias e so hoje continuei a acompanhar-te. Sei que deverias querer mudar o mundo, dessa miséria, mas não podes. Podes sim ajudare ajudas muito!!! bjinho muito grande da Tia Zezinha

    ResponderEliminar